Bom Jesus de Braga classificado como património mundial pela UNESCO
O Bom Jesus do Monte foi declarado património mundial pela UNESCO no passado dia 7 de Julho. Situado junto à cidade de Braga, o Bom Jesus do Monte é considerado um dos mais simbólicos e importantes sacro-montes da Europa, pela devoção, beleza paisagística, valor arquitectónico e histórico que lhe é reconhecido. Todos os anos, mais de um milhão de pessoas sobe o monte Espinho, visitando não só o santuário mas também o escadório e as 19 capelas que se integram numa mata densamente arborizada e num conjunto de parques e jardins.
o Bom Jesus do Monte é considerado um dos mais simbólicos e importantes sacro-montes da Europa...
O culto religioso no monte Espinho remonte ao século XIV, quando foi construída uma ermida dedicada à Santa Cruz. Desde essa época, diversas construções e reconstruções foram efectuadas. O actual santuário, da autoria do arquitecto Carlos Amarante, é um dos primeiros templos do neoclássico português.
O conjunto de escadórios com 573 degraus, desde o pórtico de entrada até ao adro do santuário é dividido em 3 blocos: o escadório do Pórtico; o escadório dos Cinco Sentidos; o escadório das Três Virtudes. Ao longo da encosta, e ligadas entre si por este conjunto de escadas, encontram-se 19 capelas. Estas capelas representam a Paixão e Morte de Cristo bem como o triunfo da Ressureição.
Venha connosco conhecer o Bom Jesus do Monte!